🔔- PAVÃO MISTERIOSO ACUSA MORAES DE PROPOR SNIPER EM BRASÍLIA; MINISTRO DO STF REAGE.O personagem Pavão Misterioso do Twitter “ressurgiu” neste domingo (24). Ele publicou uma imagem em que acusa Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal e relator do inquérito das Fake News no STF, de manter uma conversa no WhatsApp e solicitar um sniper (atirador de elite) em frente ao "palácio" na "próxima manifestação". O ministro reagiu pouco depois, também na rede social. “Lamentável que milícias digitais, criminosamente, inventem mensagens e perfis falsos e mentirosos, como esse anexo, para desgastar a Democracia e o Estado de Direito. O Poder Judiciário atuará com firmeza para responsabilizar esses marginais”, escreveu Moraes. Na conversa apresentada pelo Pavão também se fala sobre a presença do PCC em Brasília. No inquérito do STF, Carlos Bolsonaro foi apontado como líder de fake news pela Polícia Federal. Fonte: "GAZETA DO POVO"..Veja a postagem do Pavão Misterioso— Alexandre de Moraes (@alexandre) May 24, 2020" VOTE NA ENQUETE A BAIXO: "
A estratégia que vem sendo usada por perfis falsos no Brasil e no mundo para influenciar a opinião pública nas redes sociais se aproveita de uma característica psicológica conhecida como "comportamento de manada".
O conceito faz referência ao comportamento de animais que se juntam para se proteger ou fugir de um predador. Aplicado aos seres humanos, refere-se à tendência das pessoas de seguirem um grande influenciador ou mesmo um determinado grupo, sem que a decisão passe, necessariamente, por uma reflexão individual.
"Se muitas pessoas compartilham uma ideia, outras tendem a segui-la. É semelhante à escolha de um restaurante quando você não tem informação. Você vê que um está vazio e que outro tem três casais. Escolhe qual? O que tem gente. Você escolhe porque acredita que, se outros já escolheram, deve ter algum fundamento nisso", diz Fabrício Benevenuto, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sobre a atuação de usuários nas redes sociais.
Exército de fakes
As evidências reunidas por uma investigação da BBC Brasil ao longo de três meses, que deram origem à série Democracia Ciborgue, da qual esta reportagem faz parte, sugerem que uma espécie de exército virtual de fakes foi usado por uma empresa com base no Rio de Janeiro para manipular a opinião pública, principalmente, no pleito de 2014. E há indícios de que os mais de 100 perfis detectados no Twitter e no Facebook sejam apenas a ponta do iceberg de uma problema muito mais amplo no Brasil.
A estratégia de influenciar usuários nas redes incluía ação conjunta para tentar "bombar" uma hashtag (símbolo que agrupa um assunto que está sendo falado nas redes sociais), retuítes de políticos, curtidas em suas postagens, comentários elogiosos, ataques coordenados a adversários e até mesmo falsos "debates" entre os fakes.
Fonte: "BBC".
DEIXE O SEU COMENTÁRIO:
😎📡 Leitor, divulgue estes fatos para combater a mentira torpe, irresponsável, criminosa contada por esse indivíduo. E leia o PS após a imagem.
( VEJA TAMBÉM )