Você roe as unhas? Saiba porque a Onicofagia é um sinal de alerta. Por, Brito 11/01/2022
Especialista
♻️ Publicidade;
• Tratamento, podendo ser medicamentoso ou acompanhamento com psicólogo e até psiquiatra.
Segue lendo,
• Tratamento, podendo ser medicamentoso ou acompanhamento com psicólogo e até psiquiatra.
Por, Brito
11/01/2022
Você costuma correr suas unhas? Esse é um hábito muito comum, principalmente entre as pessoas que sofrem de ansiedade, stress ou estão passando por um momento de nervosismo. Mas saiba que isso não é normal e você precisa estar atento aos sinais.
O nome do ato de roer as unhas compulsivamente pode ser chamado de Onicofagia e pode trazer inúmeros prejuízos a sua saúde. Se esse é o seu caso, você precisa procurar ajuda médica o mais rápido possível.
Essa doença está relacionada com transtorno de ansiedade generalizada, hiperatividade e déficit de atenção. Muitas pessoas dizem se sentir mais calma quando roem suas unhas. Ao contrario do que muitas pessoas pensam, a onicofagia não está relacionado ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
As consequências da Onicofagia podem ser diversas, mas a principal é que o ato de roer as unhas servem como porta de entrada para vírus, bactérias e parasitas.
Além disso, ao roer as unhas você pode ingerir pedaços de unhas, você pode ter lesões no estômago ou intestino. As mãos pode estar sujas também e a pessoa acaba ingerindo germes.
Se você tem esse hábito, a primeira coisa que deve fazer é procurar o médico para que ele determine se sua atitude é compulsiva e principalmente descobrir o motivo dessa compulsão.
Ao descobrir a causa, o profissional da saúde vai aconselhar o melhor tratamento, podendo ser medicamentoso ou acompanhamento com psicólogo e até psiquiatra.